|
Estádio Maracanã
Rio de Janeiro
Construído para a Copa de 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, o Estádio Jornalista Mario Filho, no Rio de Janeiro, reassume a condição de protagonista em 2014. O estádio palco de mais uma final, receberá o maior numero de jogos na Copa, sete no total, foi reformado e teve sua capacidade reduzida para 73.531 torcedores.
|
Arena Fonte Nova
Salvador Bahia
Primeira capital do Brasil, Salvador receberá a Copa em uma velha nova casa. A Fonte Nova, oficialmente Estádio Octavio Mangabeira, foi implodido em 2010 para dar lugar a uma moderna arena com capacidade para 48.747 espectadores e receberá seis partidas ao todo, inclusive um jogo das oitavas e um das quartas de final.
|
Estádio das Dunas
Natal
Construído em 1972, no Rio Grande do Norte, o Estádio João Claudio de Vasconcelos Machado, o Machado, foi demolido, assim como o ginásio anexo, chamado de Machadinho, para dar lugar a um novo e moderno estádio cuja cobertura imita dunas de areia e tem capacidade para 42.086 torcedores. A bela capital, Natal vai receber quatro jogos, todos da primeira fase.
|
Estádio Mineirão
Belo Horizonte
Um dos templos do futebol brasileiro, a nova arena hoje conta com uma capacidade de 62.254 espectadores e foi completamente reformada para receber seis jogos da Copa, incluindo um confronto de semifinal. Localizado no bairro da Pampulha e inaugurado em 5 de dezembro de 1965, o estádio Governador Magalhães Pinto pertence ao governo esta dual de Minas Gerais
|
Estádio Castelão
Fortaleza
Construído em 1973, na ensolarada capital cearense, o Estádio Governador Plácido Castelo, conhecido como Castelão, foi inteiramente reformado para acolher públicos de 64.846 pessoas. Na Copa, ele será a casa da Seleção Brasileira no segundo jogo da primeira fase. Além desse, ainda serão realizados mais cinco jogos incluindo um das oitavas e um das quartas de final, totalizando seis partidas.
|
Estádio Beira-Rio
Porto Alegre
Erguido em uma área aterrada do rio Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre, o Beira-Rio é a casa do Internacional. Vai receber cinco jogos e um deles valido pelas quartas de final. O "Gigante do Beira-Rio" estádio José Pinheiro Borda, foi inaugurado en 1969 depois de quase uma década de obras. Reformado, hoje tem capacidade para 50.287 torcedores.
|
Arena de São Paulo
São Paulo
O Corinthians viu viabilizado o sonho de ter um estádio com a escolha da Copa no Brasil. A Arena de São Paulo construída no bairro de Itaquera, tradicional reduto de corintianos, tem capacidade para 65.807 torcedores. Apelidado de Itaquerão, o estádio foi escolhido para abrigar a partida de abertura do Mundial e mais cinco jogos, entre eles, uma semifinal.
|
Estádio Nacional
Brasília
Seguindo os padrões de uma das cidades mais modernas do pais em termos de arquitetura, o Estádio Nacional de Brasília é um dos mais imponentes e o segundo maior. Com capacidade para 68.009 pessoas, o antigo estádio Mané Garrincha, praticamente demolido, vai receber sete partidas, incluindo uma das quartas de final. Apos a Copa, a idéia é que a arena seja usada para sediar eventos.
|
Arena Pantanal
Cuiabá
Ocupando o terreno onde antes estava localizado o Estádio José Fagelli, a Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso foi especialmente construída para a Copa. Com capacidade para 42.968 espectadores, o novo estádio vai acolher quatro partidas da primeira fase do Mundial. Esse espaço multiuso terá, no entanto, uma estrutura modelar, que poderá ser reduzida depois da Copa
|
Arena Pernambuco
Recife
Recife, uma cidade entusiasta do futebol, abriga três clubes tradicionais: Náutico, Santa Cruz e Sport e já sediou uma partida na Copa de 1950 (Chile 5x2 EUA, na Ilha do Retiro). O novo estádio, que fica em São Lourenço da Mata, zona metropolitana e a 19km do Aeroporto Internacional dos Guararapes, recebera cinco partidas e tem capacidade para 42.849 torcedores
|
Arena da Baixada
Curitiba
Reinaugurado em junho de 1999, o Estádio Joaquim Américo, em Curitiba, conhecido como Arena da Baixada, tem a reputação de ser um dos mais modernos do Brasil. O estádio que será palco de quatro jogos, teve que passar por algumas reformas e esteve ameaçado de ser cortado devido ao atraso nas obras. Sua capacidade foi aumentada para 41.456 pessoas
|
Arena Amazônia
Manaus
O antigo Estádio Vivaldão, esta no coração da maior floresta em área continua do mundo, em Manaus. O projeto do novo estádio previu a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região. A Arena Amazônia tem capacidade para 42.377 lugares e recebera quatro jogos da primeira fase e servirá posteriormente como palco para shows e eventos
|
| |
|
TODOS OS CAMPEÕES
Apenas oito países já foram campeões do mundo desde a primeira Copa, em 1930. Brasil, a única seleção a ter jogado todas as competições, mantém o recorde de vitórias, com cinco títulos. É também é o único proprietário da Taça Jules Rimet (posta em jogo em 1930) e a possui permanentemente após sua terceira vitoria na competição, em 1970, com Pelé, o único jogador tricampeão mundial da historia. É seguida pela Itália, com quatro troféus, um a mais que a Alemanha. A equipe que venceu a primeira edição, o Uruguai, conquistou duas vezes, como a Argentina. Finalmente, França, Inglaterra e a atual campeã Espanha, ganharam uma Copa do Mundo cada. O Brasil e a Espanha são os únicos países que ganharam fora de seus continentes (Brasil em 1958 e 2002 e a Espanha em 2010).
|
|
|